Descrição

Descrição

sábado, 21 de dezembro de 2013

FESTINHA INFANTIL: SIMPLES E DIVERTIDO!

Alguns meses atrás, li sobre as impressões de um francês que morava no Brasil, sobre algumas peculiaridades da cultura local e dentre o que foi dito pelo gringo, concordo demais com uma colocação que diz mais ou menos assim: no Brasil, se você for convidado para uma aniversário de criança, cuidado para não confundir com a coroação de uma rei!

Confesso que sempre achei over as festinhas infantis daqui. O que é para ser natural e divertido, acaba tornando-se estressante e cansativo [até para a criança]. Na minha opinião, a proposta de uma festinha infantil deve ser leve e estar de acordo com a idade das crianças [aniversariante e convidados].  Ou seja, não da para fazer festa de arromba varando a madrugada para uma criança de poucos anos!!!


Outra coisas que, eu não gosto é de fazer festinha em buffet e com cerimonialista [over além da conta]. Acho que se tem um local em casa, os pais devem investir nesse local, e, aproveitar para se divertir um pouco organizando a festinha das crias [afinal os pais conhecem os filhos melhor que ninguém].





 Claro, que ninguém é obrigado a decorar bolo, fazer docinhos e costurar lembrancinhas - algumas coisas tem mesmo que ser terceirizadas, mas esquecendo a ideia de "coroação de um rei", "banquetes" e etc. qualquer pessoa é capaz de dar seu toque pessoal, organizando uma festinha nota dez e ainda ter bons momentos de diversão ao lado dos filhotes.






Bom, mas pra que tanto bla-bla-blá? É que ontem estava vendo as fotos do aniversário de três aninhos de Júlia e pensando como foi divertido fazer esse encontro de amigos e comemorar essa data - sem nenhuma decoradora-cerimonialista chata dando palpites [assim como foi a outra festinha de quatro aninhos]. E no final, embora as duas festinhas, pela presença dos amigos queridos, tenham sido muito gratificantes, achei que o clima-decoração-diversão, ficou muito mais leve na primeira do que na segunda.






Bom, no final vale mesmo é ter bom senso! Crianças não sabem se a decoração é a "da moda" ou não, eles querem se divertir, comer doces e ficar ao lado de quem amam, então, vamos ao supra sumo do que eu pude aprender com minha experiência de 4 anos de festinhas:

- Respeitar clima e horário: não adianta fazer uma festa linda e ao ar livre se está muito quente ou chovendo;
- Respeitar os horários das crianças, especialmente os horários do aniversariante: por exemplo se ele dorme cedo, não adianta fazer uma festinha que tenha início às 19h, pode alterar para uma lanche à tarde ou um brunch;
- Comidas e bebidas voltadas ao público infantil - pais e/ou responsáveis são acompanhantes!!!
- Se os pais do aniversariantes não têm o dom de fazer brincadeiras e animar, vale investir em animadores/palhaços/mágicos/teatro/fantoches e etc. Isso sim faz a alegria da criançada!
- Decoração boa é a que você se diverte fazendo, que é adequada ao público infantil e, especialmente do gosto do aniversariante.

E, por fim, deixo umas imagens para inspirar àqueles que curtem e desejam fazer uma festinha com o tema O Mágico de Oz!!!